sábado, 9 de outubro de 2010

seriados que começaram no simpático corropio do outono e que eu já andei a micar.

Por tradição a temporada setembro/outubro é mais que prolífera nos states no que diz respeito a séries de tv. Este ano então tem sido um abuso do caraças: hawaii five-o, sh** my dad says, terriers, the glades, rubicon(estas duas começaram um bocado mais cedo mas que se lixe) the event, undercovers, the big c, lonestar, boardwalk empire,running wilde, raising hope, detroit 1-8-7...enfim. um porradão delas. Neste caso falaremos só de 3 exemplos que foram até agora aqueles que mais vontade me deram de ver: the event, the glades e raising hope.



The event é um emaranhado de situações, muito provavelmente interligadas de modo lógico e que acontecem meio abruptamente: ao mesmo tempo vemos um bacano fodido da marmita porque a namorada foi raptada, um atentado ao presidente dos eua, e ainda a existência de aliens na terra. tudo isto parece estar interligado. a história inicia-se de forma frenética com o que parece ser a tentativa de tomada de um avião por parte de uma das personagens, desenvolvendo-se em flashbacks constantes.

è uma história pois claro recheada de mistérios, teorias e situações que tentam surpreender o espectador. A questão é: poderá funcionar? a ver vamos. Os 3 primeiros episódios, embora longe de perfeitos, parecem-me suficientes para a coisa conseguir carburar. Mas tudo vai depender da forma em como as personagens se desenvolverem. Afinal foi à pala delas, e não à pala dos milhentos mistérios, que lost teve sucesso onde flashforward falhou rotundamente. Por enquanto parece-me ser uma série interessante de seguir, com ideias frescas e que vai buscar de facto inspiração a estas duas séries que referi como a 24. Mas não vale a pena avaliar muito, o ideal é esperar por mais...



------------------------------------



Já "the glades" resume-se em 3 linhas. Detective de chicago é transferido para a florida, supostamente porque o seu chefe ficou chifrudo à pala dele. a questão é que a cena na florida é mais intrincada do que ele estava à espera... e é isto. A série começa sempre por um cadáver encontrado por alguém que está naquele spot muitas vezes por razões marotas, e a investigação é desencadeada mais ou menos sempre da mesma forma. O que vale é que Jim longworth é um detective de facto inteligente, costuma transgredir um bocado o sistema em que está e isso tem graça. a personagen não sendo muito rica consegue-se aguentar, bem como os secundários: a enfermeira callie e o tipo que trabalha nas autópsias, carlos sanchez.

Não sendo portanto uma série propriamente inventiva e até sendo um pouco repetitiva por vezes, "the glades" consegue cativar através de episódios sólidos, boas interpretações e uma boa química entre os seus intervenientes. e jim longworth tem um simpático grau de coolness que ajuda. è bom entretenimento e uma boa forma de evitar os csis da vida que estão mais que batidos. aliás o próprio canal onde a série é transmitida já percebeu isso, renovando a série para uma segunda temporada.

a esta já posso dar nota: e leva sete laranjas da cena em dez.



------------------------------------------



"Raising hope" é a nova série do criador de "my name is earl" e tem a simples premissa de um chavalo meio loser, de nome Jimmy chance, a ser pai à pala de uma one night stand com uma bacana criminosa à bruta. tudo isto se descobre em dez minutos, e depois disso a série acompanha a criança (que inicialmente se chama princess beyonce!) a ser educada pelo seu pai e sua família disfuncional: os avós que têm uns 15 anos de diferença dele, uma operadora de caixa que é o seu interesse amoroso (e a sua prima que funciona como oposto), e a bisavó maluca dos cornos que fuma à bruta e anda de topless pela casa.

"Raising hope" tem somente três episódios: para já sabe-se que vai ter uma temporada completa de 22 capítulos, mas acredito que se a série assim continuar poderá ter bem mais que uma simples season. è que tem tudo para dar certo: personagens que cativam, momentos cómicos em barda, uma boa conjugação no elenco e sobretudo um tom honesto e simples, por vezes até comovente. De facto tanto as notas no metacritic, como as audiências em si fazem-me acreditar nisso. Parece ser uma sitcom que tem tudo para ser uma vencedora. Até o formato meio abrupto em como os episódios são montados me parece ficar a matar em tudo isto. Para já é a minha grande revelação deste ano a nível de séries, e só quero é que assim continue. Quero mandar muitas mais gargalhadas à pala desta cativante família.




e está feito. the event é série para quem curtia lost, 24 e ficou lixado(a) dos cornos com o cancelamento de flashforward. the glades é para quem curtia monk e está farto dos csis da vida para ver crimes a ser resolvidos. e raising hope é sobretudo para quem gosta de sitcoms e de filmes como o gigantesco little miss sunshine. e pronto.done.

Sem comentários:

Enviar um comentário