terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

os putos no meio



È absolutamente verdade que o mercado das séries tem vindo a florescer a olhos vistos. Muitas delas são inclusive mais relevantes que um porradão de filmes que surgem, possuindo uma relevância artística bastante particular. Obviamente que esse fenómeno não é de agora, mas a quantidade de formatos originais que surgem em formato televisivo são suficientes para que consiga sustentar esta minha afirmação.

"The inbetweeners" tem duas temporadas, a primeira que começou no dia em que a segunda série de "skins" terminou. Acabou com putos em nova iorque ao som de mgmt e começou um genérico animado sobre um puto meio loser que vai para uma escola nova. A premissa de "the inbetweeners" é basicamente isto. Um puto average joe, irrelevante socialmente numa escola com um grupo de amigos relativamente idênticos e as suas vivências numa escola. Obviamente que há um porradão de peripécias algumas mais parvas que outras, embora todas elas acabem por ter graça.

Não me rio às gargalhadas como muitas vezes me rio a ver the big bang theory por exemplo, típica sitcom americana que tem um porradão de punchlines propositadas para arrancar risos. The inbetweeners não sendo uma comédia absolutamente comum, tem uma lata do caraças em meter piadas e que ainda por cima costuma funcionar. E joga com características específicas dos seus personagens, seja pela quase excentricidade, paleio, insegurança ou simplesmente imaginação. a série foi feita para que nos consigamos identificar com algum daqueles caracteres e para nos realmente importarmos com eles, e essa consistência emocional é complicada de alcançar. E the inbetweeners consegue-o logo no primeiro episódio.

Cada season tem somente 6 episódios de 20 minutos e pouco, como é bastante comum em inglaterra. No entanto compreende-se que se as temporadas alastrassem para 15 ou 20 episódios, muitos deles seriam puro enchimento de chouriços. Assim os criadores têm tempo para aprimorar a vida dos 4 tipos que não são propriamente populares mas também não chegam a nerds. Estão lá pelo meio portanto.

È das séries de comédia mais inventiva que me lembro de ver nos últimos tempos. Uma espécie de "superbad" versão série mas com bastante mais estilo e atitude. Mais que recomendável porra.

Sem comentários:

Enviar um comentário