terça-feira, 23 de agosto de 2011

parks and recreation ou um cisne todo bónito chamado leslie knope em 5 pontos rápidos



Vamos lá a ver: parks and recreation é série do caralho.pronto. As personagens estão muito bem desenvolvidas, as tramas são interessantes, e sobretudo consegue-se sentir um ambiente de cidadezinha de província que é muito complicado de reter num estúdio na califórnia.

No entanto nem tudo foram rosas para parks and rec: a sua génese teve o (óbvio) problema de ter o irmão mais velho chamado the office (versão states pois claro) e achou-se que a  série queria tentar ser parecida ao irmão grande que come gajas à bruta. parks and rec não tinha uma total noção de como era possível engatar babes sem ser necessário usar a mesma abordagem que o irmão mais cota. No entanto, neste momento parks and recreation tem basicamente em comum com the office o facto de ser um mockumentary e ter autores que trabalharam na ex-série de carell e companhia.


a questão aqui é simples: como foi possível a série ter conseguido essa transformação? vou tentar meter tópicos, cena mais simples e coiso.

1- a série nunca foi propriamente uma cópia de the office

 sim, eu sei o que disse acima. a questão é que essa crítica foi feita mais pelo facto de parks and recreation ser também um mockumentary e estar no ar no mesmo dia de the office, a horas muito próximas. porque leslie knope nunca foi igual ao patrão de the office, e porque  a série retrata muito mais que o simples dia a dia num escritório. isso já lhe está inerente desde o princípio, a questão é que a série não tinha sido desenvolvida o suficiente.

2 - paciência

 paciência em esperar por resultados. deixar a coisa respirar, dar-lhe tempo. e foi isso que felizmente foi feito com a série e se notou enormemente. era preciso deixar os personagens agir e percebê-los melhor, criar situações para eles responderem. quando os criadores da série disseram que a primeira temporada tinha sido mais um piloto tamanho xxl que outra coisa qualquer, estavam a ser totalmente sinceros.

3-  arcos rápidos e muitos episódios com uma temática só.

 fundamental. a primeira temporada baseou-se no tal buraco junto da casa de ann. todos os episódios podiam ter várias variantes, no entanto esse era o tema principal. no próprio finale isso ficou inerente. chegamos à segunda temporada e o buraco foi cheio passado pouco tempo. eles perceberam que não valia a pena insistir mais naquele arco. aliás tnham-no percebido antes - desde o primeiro episódio da segunda temporada, onde o casamento dos pinguins foi o arco. Terem passado a fazer episódios temáticos, cujo arco durasse apenas os 20 minutos, foi meio caminho andado para parks and rec perceber o seu potencial e como é que podia desenvolver os seus personagens.

4- andy dwyer

 andy dwyer é o namorado de ann no início da série. o tipo que caíu no buraco, o alvo da reclamação da enfermeira no piloto. inicialmente vemos andy como um tipo que não faz ponta de chaveiro e está em casa com o gesso posto. na segunda temporada ele foi amplamente desenvolvido, passando a trabalhar como engraxador no edifício da câmara. andy foi a personagem que mais cresceu na série, e aquela que mais beneficiou com as mudanças do guião. foi também muito por ele que a série melhorou.

5- donna e jerry

 os secundários ganharam muito mais espaço. embora só apareçam pontualmente, donna e jerry são caracteres de nome próprio na série: têm as suas paranóias, vicissitudes, características peculiares. donna é a bacana que se acha pachachuda à bruta e manda bocas fodidas a toda a gente. jerry é o bode expiatório, o saco de pancada de todo o departamento. são dois comic relieves que servem precisamente para nos conseguirmos descartar de leslie, tom, ron, andy, april, etc, quando queremos. e lá está foram muito mais bem desenvolvidos na segunda temporada.

- tudo isto para dizer que parks and recrreation foi uma série que soube corrigir seus erros iniciais, e teve a sorte de ter um canal que não a deitou fora quando ela precisava de apoio. e pensar que sem isso, andávamos a viver todos sem as paranóias do ron, o vício no trabalho da leslie, o bully feito ao jerry ou o estilo pausado do tom...o mundo estava um lugar bem pior para se viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário