domingo, 6 de março de 2011

contra a reacçao na eurovisão, ou como ir a um festival da treta com os votos dos que não o curtem.

http://www.publico.pt/Cultura/votos-do-povo-dao-vitoria-aos-homens-da-luta-no-festival-rtp-da-cancao_1483493#Comentarios

 


    Sejamos honestos desde já: actualmente o festival da canção é um bocado de merda. não há como fugir disso. aliás: todos os anos avançam para lá intérpretes tarefeiros vindos de concursos televisivos, ou mesmo do seilaonde. com letras ridículas (o axel tinha uma que era "boom boom yeah"?!) e canções tão originais como os plágios do tony carreira.

    Acredito que o festival fizesse sentido nos anos 60 ou 70 em que o acesso à música era diminuto, e um programa deste género, com uma certa interactividade, o povo a micar a tv e defender a sua canção favorita, fizesse sentido. Sentido fazia que para lá iam nomes como simone de oliveira, paulo de carvalho, fernando tordo, nomes à séria com carreira feita e base de público comprovada.

   Ainda assim o pior nem está no nosso canto: a eurovisão deve ser dos piores eventos televisivos que tenho memória. a carrada de spice girls da estónia e shakiras da bielorússia que por lá já passaram, dizem tudo. bandas e intérpretes de décima quinta categoria, sem grande futuro musical previsto, a irem para lá discorrer banalidades para os países vizinhos votarem. e nós continuamos a apoiar este bocado de merda seca, em estado continuado de descomposição, voltando a ir àquela merda todos os anos, e levando por exemplo coisas que mereciam melhor palco, como flor de lis há dois anos.

 O facto dos homens da luta terem ganho o festival pouco tem de relevante para o futuro do mesmo. para o ano voltarão os tipos engomadinhos vindos de não sei onde, e as bacanas pachachudas e mamalhudas, com decotes marotos, a mandar uns agudos fodidos à rita guerra, e alguém dentro desse quadrante ganhará. No entanto deu para perceber que uma base sólida de apoio faz milagres. e o facebook. A música não é de todo dos temas mais interessantes deles, mas isso é cagativo.

  A questão é: teve piada? claro que sim. todos os anos temos os mesmos compositores, os mesmos arranjos, mesmo o povo que canta muitas vezes já lá foi. aquilo é um sistema montado que funciona para meia dúzia de pessoas brilharem só naquela noite - no resto do ano voltam à penumbra. sendo assim é normal que um tema que os mande foder, embora não literalmente, lhes cause tanta celeuma. até porque as pessoas que votaram nos homens da luta são aquelas que não vêem o festival e nunca tinham votado na vida. E depois a rtp acabar a emissão de um festival com "a luta continua" em uníssono é um momento televisivo filhadaputa e brilhante. só por isso já valeu a pena a vitória dos gajos.

Quanto ao medo de sermos representados por eles na eurovisão, a minha resposta é: mas quem raio se interessa por aquele concurso ridículo e merdoso? foda-se!  vamos mesmo estar assim tão mal com as merdas de plástico que os outros países vão mandar? ao menos temos algo que, embora teatral, é muito mais genuíno que qualquer outra merda que os outros países mandem. pensem nisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário